segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Conquistar

“O mundo é para quem nasce para o conquistar
E não para quem sonha que pode conquistá-lo, ainda que tenha razão”
são dois versos de um poema chamado Tabacaria de Álvaro de Campos, heterônimo de Fernando Pessoa, se preferir uma outra personalidade de Pessoa.

A questão é, será que quem sonha em ter algo, não me refiro a algo material, só vai conquistá-lo se estiver predestinado a tal?

As pessoas nascem para ter um papel no mundo? Da Vinci nasceu para fazer projetos que só poderiam se concretizar décadas depois que ele os pensou e desenhou? Yoko Ono nasceu predestinada para acabar com os Beatles? Romário estava predestinado a fazer dois gols contra o Uruguai e classificar o Brasil para a Copa do Mundo de 1994 e ainda ajudar na conquista do tetra campeonato mundial da seleção Brasileira?

DOM é a palavra mais comum que escutamos quando falamos desse tipo de coisa, mas algumas palavras perdem seu real sentido ou ganham um sentido místico em outro idioma e a palavra DOM recebe um sentido místico se passarmos ela para o Inglês.
DOM em Inglês é a palavra GIFT, que estranhamente, ou maravilhosamente, é a mesma palavra que usamos para a palavra PRESENTE, então lanço mais uma pergunta, ter um DOM é ter recebido um PRESENTE?

Poderia me prender ao contexto religioso aqui, mas esse texto é muito mais do que só religião, quero pensamentos, então...

Algumas pessoas pensam que ter um DOM é ter recebido um PRESENTE, mas para outras não é bem assim, então mais uma pergunta, ter um DOM seria ter um KARMA?

Mas o que é KARMA? Qual a sua definição? No Wikipédia temos a seguinte explicação:
“Este termo, na física, é equivalente a lei: "Para toda ação existe uma reação de força equivalente em sentido contrário". Neste caso, para toda ação tomada pelo Homem ele pode esperar uma reação. Se praticou o mal então receberá de volta um mal em intensidade equivalente ao mal causado. Se praticou o bem então receberá de volta um bem em intensidade equivalente ao bem causado. Dependendo da doutrina e dos dogmas da religião discutida, este termo pode parecer diferente, porém sua essência sempre foca as ações e suas consequências.”

E ai caímos em dois pontos, ter um DOM é algo simples ou não?
No começo do texto tivemos 3 exemplos de pessoas que fizeram algo que marcou a história do mundo, mas uma das citações não é algo agradável, Yoko e os Beatles e todo aquele blá blá que conhecemos, mas mesmo assim, sendo algo bom, será que não há sacrifícios mesmo quando se tem um final feliz?

Jesus tinha o DOM de curar, salvar... pessoas, ou se você não acredita nele, pelo menos tem que concordar que ele tinha o DOM de ser uma pessoa completamente carismática e por causa disso poderia chegar onde quisesse, mas mesmo tendo esse imenso DOM o final dele foi feliz?

Conquistar o mundo tem um preço, e nada barato, mas além disso você sabe que mundo conquistar? Está disposto a pagar o preço?

Nenhum comentário: